Navegue
Divulgue um projeto

Conhece algum projeto legal como foco no meio ambiente? Envie pra gente!

Boas razões para você não usar mais canudos plásticos

10 de setembro de 2019

Os canudos de plástico se tornaram um grande obstáculo ecológico, causando diversos impactos ambientais negativos. Não à toa, as Nações Unidas afirmam que, se o uso exagerado de plástico — e os canudos estão inclusos nisso — não for freado, teremos, em 2050, mais plástico do que peixes nos mares.

Os canudos de plástico, que surgiram como algo revolucionário, representam, na atualidade, uma ameaça à vida marinha e à vida humana. É interessante refletir, portanto, que se os canudinhos poluem e causam danos gigantescos ao planeta, imagine as sacolas plásticas, as garrafas e tantos outros materiais que utilizamos em nosso dia a dia sem nem perceber.

Por isso, é importante conhecer alguns motivos para diminuir, ou abolir de ver, o consumo de plástico:

Os canudos representam 4% de todo o lixo plástico produzido no mundo.

 

São feitos de polipropileno e poliestireno e, portanto, não são biodegradáveis, podendo levar até mil anos para se decompor no meio ambiente.

 

Os canudinhos plásticos são uma grande fonte de formação de microplástico, que se caracteriza por ser um dos principais poluentes dos oceanos.

 

Mais de 8 milhões de toneladas de resíduos vão parar nas águas todos os anos e a maior parte deles é o plástico. O canudinho está entre os 10 materiais mais encontrados durante recolhimentos de mutirões realizados em praias.

 

A quantidade de plástico que chega aos mares excede a quantidade de algas marinhas.

 

Cerca de 100 mil animais marinhos morrem por conta do descarte incorreto do plástico na natureza.

 

44% de todas as espécies de aves marinhas e 22% de todos os cetáceos já ingeriram o plástico alguma vez na vida.

 

No Brasil, não existe um número consistente sobre o consumo de plástico, mas o material representa uma grande parte do lixo acumulado nas praias. Segundo uma pesquisa realizada pela Companhia Municipal de Limpeza Urbana (Comlurb) na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, 24,5% dos detritos coletados na areia eram confeccionados com o plástico — 3% deste total eram de canudinhos plásticos.

Confira, então, algumas opções mais sustentáveis que o canudo de plástico:

Beba direto no copo

Ao levar em consideração que muitas vezes os canudos são dispensáveis, simplesmente beba diretamente do copo. O meio ambiente agradece.

 Canudo de vidro

Os canudos de vidro são duráveis, recicláveis e você pode leva-lo para qualquer lugar. Eles ainda são feitos com o mesmo tipo de material utilizado em laboratórios, ou seja, os resíduos dos alimentos não ficam grudados na superfície.

Canudos de papel

Os canudos de papel são alternativas menos nocivas do que os canudos de plástico, uma vez que são biodegradáveis e se decompõe rapidamente.

Canudos metálicos

Os canudos de metal podem ser feitos de inox, aço cirúrgico e alumínio. Vale ressaltar que eles não são tóxicos e há diversas opções de modelos e tamanhos para comprar, além deles virem com limpadores internos.

 

Fonte: *Com informações dos sites Ecycle, GreenMe, Boa Forma e Food Service News.



PARCEIROS

Tem alguma sugestão?

O EcoSinbi é um projeto do Sindicato das Industrias do Calçado e Vestuário de Birigui.