Como realizar o descarte correto de sofás, geladeiras e televisores? Qual é o lugar adequado para entregar lixo volumoso? Para sanar essa necessidade existem os Ecopontos. Tratam-se de áreas cercadas e destacadas, feitas para descarte de até 1 m³ de resíduos (cerca de um porta-malas ou carretinha cheio). Eles são dispostos separadamente, em cada caçamba vai um tipo de resíduo; onde serão recolhidos por uma empresa de gestão de resíduos para a destinação correta dos mesmos, num aterro de inertes.
Em Araçatuba, existem dois, um fica localizado na área verde do cruzamento entre as Ruas Juscelino Kubitschek e José Guerra, no Bairro Lago Azul e o outro está localizado entre a Rua Comendador Etore Carazza e Daniel Ramos, no Parque Industrial. Segundo o assessor executivo da secretaria municipal de meio ambiente, Lucas Proto, está programado para até o final dessa gestão a construção de mais dois Ecopontos.
“Esses lugares são de imensa importância na gestão dos resíduos do município, diminuindo o impacto ambiental no mesmo”, diz Proto. Em Birigui, na gestão anterior, a prefeitura denominou o aterro inerte como Ecoponto, ele está localizado em frente à Estação de Tratamento de Esgoto da cidade, na Estrada BGI 20. Segundo o secretário de meio ambiente de Birigui, Juliano Salomão, na gestão atual existem projetos para menos mais seis Ecopontos, atualmente, a equipe está realizando um estudo para eleger os pontos ideais para a instalação.
“O Ecoponto é uma ferramenta estratégica para a gestão pública, no tratamento dos resíduos sólidos. Eles diminuem os custos com a coleta em vários pontos, centralizado, o que anteriormente, era descartado de forma clandestina. É de extrema importância tanto para a população do entorno, quanto para a operação do aterro de inertes. Dessa forma proporciona um espaço adequado para os munícipes descartarem materiais volumosos e da construção civil, que tenham até 1m³, eliminando o descarte irregular em estradas rurais, na beira de córregos, entre outros”, considera Salomão.
*Micheli Amorim/ Facilita Conteúdo a serviço do Sinbi
Tweet