Em 1995, foram estabelecidas as Câmaras Ambientais, colegiados constituídos no âmbito da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), de caráter propositivo e consultivo, que têm como meta promover a melhoria da qualidade ambiental por meio da interação permanente entre o poder público e os setores produtivos e de infraestrutura do Estado.
O Sindicato das Indústrias do Calçado e Vestuário de Birigui (Sinbi) faz parte de uma dessas Câmaras e participou da última reunião plenária da mesma, realizada em janeiro. O sindicato foi representado por seu diretor executivo Antenor Marques e o diretor Valdir Mestriner. O encontro aconteceu na sede do Sindicato das Indústrias do Calçado de Franca (Sindifranca) e a principal discussão foi a respeito de soluções para a destinação dos resíduos sólidos do setor calçadista.
Em uma das reuniões de 2017, foi apresentado como sugestão a criação de um selo de procedência do produto, no qual, um dos pilares seria a destinação dos resíduos gerados. Como referência, foi apresentado um caso de sucesso, em Três Coroas, RS. O próximo encontro será em março.
Texto: Micheli Amorim / Facilita Conteúdo – assessoria de comunicação do Sinbi
Tweet