O projeto “Samar para o futuro”, criado em 2013, já recebeu aproximadamente 16 mil estudantes de Araçatuba. A iniciativa propõe, por meio de visitação de escolas e universidades, o desenvolvimento de trabalhos de conscientização dos recursos hídricos.
De acordo com a assessoria de imprensa da concessionária, todas as escolas de Araçatuba recebem um informativo com informações que estimulem a inclusão de temas de sustentabilidade na grade curricular. Para complementar o conteúdo dado em sala de aula, a comunidade escolar agenda visitas na Samar.
O programa funciona durante todo o ano letivo. Segundo a assessoria, a empresa recebe cerca de 450 alunos por mês provenientes das redes municipais, estaduais e particulares de ensino. As visitas também são solicitadas por universidades e cursos técnicos, e empresas e entidades que querem transmitir informações sobre a água para os seus públicos de interesse. O telefone para agendamento é o (18) 3637-4482 ou no e-mail comunicacao@samar.eco.br.
Como funciona?
O setor de Comunicação e Ouvidoria é responsável por receber os estudantes com várias atividades. Uma dela é apresentar, por meio de palestra, o clico da água na natureza, a distribuição do recurso hídrico no mundo, os processos e importância do tratamento da água, as fontes de abastecimento de Araçatuba e, por fim, como evitar desperdícios no nosso dia a dia.
Em um segundo momento, os estudantes são encaminhados para a Estação de Tratamento de Água (ETA Baguaçu II), onde é feito o tratamento da água. “Com a ajuda de técnicos da ETA, as crianças vão entendendo todos os procedimentos para tornar a água potável.Os alunos são acompanhados até o ponto de captação do Ribeirão Baguaçu. Conhecendo o ribeirão de perto, fica mais fácil de explicar a importância de sua preservação para garantir o abastecimento de água na cidade”, destaca o departamento de comunicação.
Além dessa viagem pelos processos do tratamento de água, os participantes também têm a oportunidade de entender o funcionamento do viveiro de mudas “Amigos do meio ambiente”, construído na sede da Samar. Nele, são produzidas mudas de várias espécies de árvores, que são utilizadas para arborização urbana e reposição da mata ciliar nas áreas de captação.
Tweet