A rede de supermercados Amigão criou em 2008 um programa ambiental chamado “Recicla Óleos”, que coleta óleos de cozinha usados da comunidade.Para isso, existem Eco Pontos, ou como também são chamados, “Papa Óleo”, dispostos nos estacionamentos e na frente de cada loja.
Quem quiser doar, precisa colocar o óleo usado em uma garrafa PET, pois ela também será reciclada, e depositar no Eco Ponto. Segundo Lais Brichi, especialista em relações e projetos sociais, o destino do óleo arrecadado é se tornar biocombustível. Toda renda do óleo vendido vai para entidades beneficentes, como a APAE.
Essa campanha é realizada em todas as filiais, com o mesmo sistema. Em Araçatuba são duas unidades do Amigão, uma na Avenida Waldemar Alves, 1646 e a outra na Avenida Dos Araçás, 2201. Em Birigui, são três lojas, localizadas na Rua Saudades, 1004, na Avenida Euclides Miragaia, 1836 e na Rua Silvares, 103.
DESCARTE INADEQUADO
O óleo despejado no meio ambiente traz problemas graves, tais como: a poluição dos mananciais, comprometendo a vida do ecossistema; entupimento de esgotos e galerias pluviais; contribui para o efeito estufa e impermeabilização do solo, impedindo a infiltração da água.
Segundo o material explicativo do programa, cada 1 litro de óleo descartado indevidamente contamina aproximadamente 1 milhão de litros de água.
A iniciativa é do Instituto Amigão, braço social da rede de supermercados Amigão, trata-se de um projeto contínuo, sem data para terminar.
Tweet