O calor intenso e a falta de sombra são as principais reclamações do araçatubense, principalmente no verão. Porém alguns moradores da cidade deixaram as reclamações de lado e decidiram buscar soluções. Assim nasceu a ação “Verdes Ruas”, e como o próprio nome diz, tem o propósito de tornar a cidade mais arborizada.
Tudo começou com as observações do fotojornalista Ângelo Cardoso, que já tinha o hábito de participar de plantios em áreas verdes do município e no Parque Ecológico Baguaçu (Peba). “A ideia de plantar nas calçadas e no comércio surgiu depois de ler várias reclamações sobre o calor na cidade e a falta de sombra. Então, criei a Ação Verdes Ruas e depois uma página no Facebook para divulgar as ações”, conta Cardoso.
Após as primeiras divulgações, o empresário Thiago Castro, que atualmente faz parte da ação, entrou em contato com ele para promoverem plantios no comércio. A primeira muda a ser plantada foi justamente na frente da empresa dele.
O Verdes Ruas existe desde 2016 e, além de Cardoso e Castro, eles contam com a parceria do Clube da Árvore e com a colaboração da Secretaria do Meio Ambiente de Araçatuba.
Alguns empresários também têm colaborado doando mudas, como foram os casos de Luís Fernando Arruda, da Lomy Engenharia, e Rodrigo Andolfato, da Tecnobens.
Cardoso também lembra que Lauro Fujihara, morador que gosta de plantar às margens da rodovia, doou várias mudas e alguns outros munícipes também fizeram suas contribuições “A minha intenção não é criar um grupo grande, mas conscientizar a todos”, disse Cardoso.
Para o presidente do Clube da Árvore, Antônio Magno, a ação é importante porque trata-se de uma iniciativa mais direta, do cidadão, que de maneira voluntária está mais próxima do morador. “É em iniciativas como essas que surgem movimentos de maior representatividade. Foi dessa forma que surgiu o Clube da Árvore, que procura transferir um pouco do conhecimento, evitando que erros já cometidos se repitam, também orientando sobre espécies adequadas, forma de manejo e incentivando o trabalho voluntário”, disse Magno.
DESAFIOS
O fato dos voluntários desenvolverem uma ação em prol da sustentabilidade e bem-estar da população não quer dizer que sejam sempre bem recebidos. “Eu fico muito aborrecido com os argumentos utilizados por algumas pessoas que defendem a ideia de plantar, mas não querem que seja em frente ao comércio ou residência delas. Entre as argumentações, elas dizem que faz sujeira ou porque crescem muito e podem pegar na rede elétrica”, explica o idealizador da ação.
Na opinião do fotojornalista, é preciso ter uma lei que autorize, por meio da Prefeitura, o plantio em calçadas. “Enfrentei esse problema numa loja de uma grande rede de farmácias instalada na Avenida Mário Covas com a Rua Porangaba e num comércio na Rua Marechal Deodoro, perto da igreja São João. Em relação à farmácia, o que me deixou indignado, é que o lugar é uma construção nova e não tem uma árvore. Para obter o Habite-se, obrigatoriamente, é preciso que tenha uma árvore plantada. Como eles conseguiram o documento para regulamentação do prédio? Isso acontece em vários locais da cidade”, conta indignado.
Não há pré-requisitos para ser um voluntário. Quem quiser participar da ação, basta acompanhar as atividades divulgadas na páginas e plantar. Cardoso pontua que antes é preciso ter orientação da Secretaria do Meio Ambiente, que doa as mudas e explica tecnicamente como fazer o corte na calçada e o plantio.
PLANOS
Uma das próximas metas da ação é plantar árvores em toda a calçada da Fundação Mirim, na parte que fica na Rua Porangaba, já estão previstas mais de 80 mudas. A data ainda será combinada com a entidade.
Angelo Cardoso agradece o apoio dos comerciantes que abraçaram a ideia e autorizaram o plantio em frente a seus comércios. “Eu falo que essas pessoas são diferenciadas, com uma mentalidade mais evoluída”.
Para conhecer mais a Ação Verdes Ruas, o interessado pode acessar a página no Facebook: https://www.facebook.com/Verdes-Ruas-363624970649264/?fref=ts.
O Ecosinbi é um projeto do Sindicato das Indústrias do Calçado e Vestuário de Birigui (Sinbi), que entre suas ações está a multiplicação de boas ideias, divulgando projetos, ações e eventos voltados para abordar a sustentabilidade e meio ambiente, seja de iniciativa privada ou pública.
Você ou sua empresa possui um projeto legal para divulgar? Entre em contato com a gente: imprensa@sinbi.com.br ou pelo telefone 18 – 99717 5114. Falar com Micheli Amorim.
Micheli Amorim – assessoria de imprensa do Sinbi
Tweet