A cidade de Birigui já pode contar com mais uma opção de lazer. O Parque Ecológico “Dr. Nelson José Gonçalves da Cruz” foi inaugurado na manhã deste sábado (12) com diversas atrações. O espaço, que está localizado entre as avenidas Pedro Gonçalves e Natal Masson, ficará aberto aos sábados domingos e feriado, e a entrada é gratuita.
Participaram da solenidade de abertura os diretores da JCV Empreendimentos Imobiliários, empresa de Birigui responsável pelo projeto, autoridades locais e regionais, e a família do médico Nelson José Gonçalves da Cruz. Um dos seus filhos, o secretário municipal de Negócios Jurídicos, Glauco Peruzzo Gonçalves, foi o primeiro a destacar a importância do projeto.
“Estou há 12 anos na Prefeitura e vejo que este é o primeiro empreendimento na cidade que deve ser valorizado pela brilhante ideia de preservar o meio ambiente, de fazer uma escola de educação ambiental em um bairro que é carente, mas que é um bairro que tem a pretensão de se tornar muito bom com o empreendimento Quinta da Mata”, explicou Gonçalves.
O diretor da JCV, Jamil Buchalla, destacou que o parque não é direcionado apenas aos moradores da região, mas sim a todos da cidade. “Aqui nós temos uma mata nativa, centenária e é uma coisa que tem ser zelada”, afirmou Buchalla. O prefeito de Birigui, Cristiano Salmeirão, também ressaltou o aspecto ecológico do parque e elogiou os empresários. “Num momento de crise como esse, acabaram investindo em uma promoção social, no desenvolvimento da educação ambiental e na alegria das pessoas que moram aqui. Se fosse pela Prefeitura, um projeto assim não sairia”, complementou Salmeirão.
ESTRUTURA
O parque, que antes era usado para descarte de lixo e frequentado por usuários de droga, possui 50.794 mil metros quadrados e conta com trilhas, brinquedos para crianças de várias idades, campo de areia para a prática de esportes, casa de boneca, orquidário, academia ao ar livre, redário, escola de educação ambiental e um posto para a guarda municipal. Um dos destaques do projeto é a trilha com o tema “Parque dos Dinossauros”. Durante a caminhada, é possível encontrar algumas esculturas de dinossauros, feitas em fibras de vidro, e ouvir os sons característicos desses animais.
Na inauguração, autoridades participaram de um plantio de árvores e visitantes também ganharam mudas de diversas plantas, como roseira, pitanga, ipê, peroba-rosa, jabuticaba e sibipiruna.
A dona de casa Maria Rosa Jacquer Ferrarezi, 37 anos, que mora no bairro ao lado do parque, conferiu de perto a estrutura do projeto e ficou encantada. Ela levou o filho, de 6 anos, e o marido. “Meu filho ficou perguntando todos os dias quando ele poderia vir conhecer. Pretendo estar sempre aqui com ele e também usar a academia ao ar livre. Não achei que o parque estaria tão bom assim”.
HOMENAGEM
O parque leva o nome de “Dr. Nelson José Gonçalves da Cruz” para homenagear a trajetória do médico, que em 2012 recebeu o título de cidadão biriguiense. O profissional, falecido em junho do ano passado, teve uma carreira de destaque; foi diretor clínico e administrativo da Santa Casa de Birigui, presidente do Centro de Estudo Médico de Birigui por cinco anos, e tesoureiro da Associação Paulista de Medicina de Birigui, entre outras atuações.
Emmanuela Zambon / Facilita Conteúdo – assessoria de comunicação do Sinbi
Tweet