Navegue
Divulgue um projeto

Conhece algum projeto legal como foco no meio ambiente? Envie pra gente!

Os maiores problemas ambientais do mundo

23 de dezembro de 2016

Você conhece os maiores problemas ambientais do mundo? Difícil selecionar alguns dentre tantos que diariamente podemos ver nos noticiários e outros que muitas vezes nem sabemos. Mas o site Uol divulgou uma lista dos maiores problemas e suas respectivas soluções. Abaixo você confere quais são. Confira!

Poluição do ar e mudanças climáticas são alguns dos principais problemas do mundo atual. Uma das soluções mais viáveis é a substituição dos combustíveis fósseis por energia renovável, reflorestamento; reduzir as emissões originadas pela agricultura; alterar processos industriais.

O desmatamento também é um sério problema. Cerca de 7,3 milhões de hectares de floresta são destruídos a cada ano, principalmente nos trópicos. Além de conservar o que resta das florestas naturais, a solução é recuperar as áreas degradadas com o replantio de espécies arbóreas nativas.

A extinção de espécies acontece mais frequentemente do que se imagina. Um dos principais fatores é a perda e a destruição de habitat natural desses animais, causado pelos humanos. Para evitar esse problema é preciso esforços para proteger e recuperar habitats, além de combater a caça e a pesca ilegais e o comércio de vidas selvagens.

A degradação do solo afeta também nosso meio ambiente. Cerca de 12 milhões de hectares de terras agrícolas são degradados seriamente todos os anos, de acordo com estimativas da ONU. Para evitar que o problema se agrave é preciso criar técnicas de conservação e restauração do solo, como plantio direto, rotação de culturas e a construção de terraços para controle da erosão pluvial.

A superpopulação também é um problema bastante discutido. A população humana continua crescendo rapidamente. O século 20 começou com 1,6 bilhão de pessoas, estima-se que hoje sejam 7,5 bilhões. Hoje, a experiência tem mostrado que quando as mulheres têm o poder de controlar sua reprodução e ganham acesso à educação e a serviços sociais básicos, o número de nascimentos por mulher cai significativamente.

 

Fonte: Uol Notícias



PARCEIROS

Tem alguma sugestão?

O EcoSinbi é um projeto do Sindicato das Industrias do Calçado e Vestuário de Birigui.