Navegue
Divulgue um projeto

Conhece algum projeto legal como foco no meio ambiente? Envie pra gente!

ONG da região noroeste é escolhida em projeto do Ministério do Meio Ambiente

25 de maio de 2018

A ONG Clube da Árvore, de Araçatuba, foi contemplada no Projeto Salas Verdes. A iniciativa é coordenada pelo Departamento de Educação Ambiental do Ministério do Meio Ambiente. No município, o projeto vai funcionar como um espaço destinado a oficinas e práticas sustentáveis para escolas e comunidade em geral.

A Sala Verde é um espaço vinculado a uma instituição, tanto público quanto privado. É destinada a receber projetos, ações e programas educacionais voltados à questão ambiental. Seu dever é cumprir um papel de dinamizador e viabilizador de iniciativas.

“Esse será nosso papel: dialogar, ouvir, desenhar ações com alunos, chamar a comunidade, educar ambientalmente, sensibilizar, pois precisamos de mais ações socioambientais. Quem sabe com essa Sala Verde, consigamos daqui um tempo mais espaços verdes em nossa cidade”, conta o presidente do Clube da Árvore, Leonardo Silva Potje.

A partir da implantação da Sala Verde, as escolas poderão realizar visitas de cunho educativo e participativo na ONG. Os temas abordados são “água”, “solo”, “arborização urbana” e “compostagem”. “Nós já trabalhamos essas temáticas em escolas, mas agora poderemos receber as pessoas na nossa sede”, explica.

A ONG também passa por uma reforma interna e externa, e ganhará uma sala de aula. Um dos objetivos é atender essa demanda das escolas. A partir de agora, de acordo o presidente, o desafio é buscar novos parceiros, já que o Projeto Salas Verdes não faz repasse de recursos financeiros para as entidades.

A escolha da ONG ocorreu por meio de um edital, lançado em dezembro do ano passado pelo Ministério do Meio Ambiente.  O Clube da Árvore participou com o seu Projeto Político Pedagógico. O resultado saiu em abril. No total, são 357 salas espalhadas pelo País.

Na região de Araçatuba, segundo chamada divulgada no portal do ministério, outra cidade contemplada foi Castilho. Também foram selecionadas entidades em Lins, Promissão e São José do Rio Preto, além de outros municípios do Estado.

Fonte: Manu Zambon



PARCEIROS

Tem alguma sugestão?

O EcoSinbi é um projeto do Sindicato das Industrias do Calçado e Vestuário de Birigui.