Navegue
Divulgue um projeto

Conhece algum projeto legal como foco no meio ambiente? Envie pra gente!

O Viveiro Municipal de Birigui recebe revitalização

13 de agosto de 2018

O Viveiro Municipal de Birigui produz mudas de espécies arbóreas nativas e exóticas. Reformado recentemente, o local está sendo revitalizado com o objetivo de melhorar o desenvolvimento natural da comunidade, para que tudo que for produzido atinja o porte adequado no plantio em vias públicas, praças, jardins e áreas verdes.

O diretor do Departamento de Desenvolvimento Sustentado e Educação Ambiental de Birigui, Jefferson Rabal, explicou que o Viveiro Municipal recebe visitantes de toda comunidade. A revitalização disponibiliza uma nova estrutura com banheiro, área coberta e setor administrativo. “No viveiro existe um pequeno bosque com espécies importantes para a cidade, como por exemplo, ipês adultos, nogueira, palmeiras, paineira, seringueira, farinha-seca e guapuruvu, inclusive o jequitibá-branco, uma das maiores árvores do Brasil”, explica Rabal.

Outras espécies nativas que estão sendo produzidas no local são: aroeira-salsa, quaresmeira, jacaranda-mimoso, ipê-branco, ipê-amarelo, oiti e cabreúva. Além de espécies exóticas como: resedá, cássia e resedá-gigante.

ATIVIDADES

Para fazer visitas no Viveiro Municipal basta agendar na Secretaria de Meio Ambiente da cidade. Ainda estão sendo feitas melhorias em relação a parte visual do lugar, mas as atividades já estão acontecendo. Para quem visitar, é realizada uma roda de conversa com explicação sobre o que é o Viveiro Municipal. “Falamos da importância dos espaços de interesse ambiental e fazemos recomendações de cuidados que devem ser tomados no local”, conta Rabal.

Quando se trata de ambiente natural, é necessário que as pessoas tenham cuidado onde pisam, tocam e sempre manter um silêncio adequado para que seja ouvido o canto das aves. “Fazemos um tour pelo ambiente chamando a atenção para a vegetação existente, insetos e formações. Também explicamos e mostramos onde são produzidas as mudas e onde elas são desenvolvidas”, finaliza o diretor.

Mais informações de agendamento pelo telefone (18) 3643-6190.

Texto: Bruna Domingos – assessoria de comunicação do Sinbi

Foto: EM Dario Angelo Tantin



PARCEIROS

Tem alguma sugestão?

O EcoSinbi é um projeto do Sindicato das Industrias do Calçado e Vestuário de Birigui.