Ter em casa alimentos orgânicos (aqueles isentos de qualquer tipo de contaminante que ponha em risco a saúde ambiental ou humana) não é privilégio de quem mora em casas com quintal. Isso é o que mostra o projeto Horta Vertical Orgânica, iniciativa do professor, biólogo e educador ambiental Juliano Salomão Guimarães, no Instituto Noroeste. Em uma parede é possível ter uma horta e se beneficiar com alimentos fresquinhos colhidos na hora.
Juliano promove o cultivo de alimentos orgânicos desde 2009 e atualmente ensina sobre solo, alimentação saudável, entre outros, com a horta, unindo teoria e prática. “Às vezes é muito abstrato para o aluno aprender sobre solo, irrigação, entre outros temas. Com a horta eles aprendem na prática. Além disso, o projeto interage com as outras disciplinas, por exemplo os tubos de PVC utilizados para compor a horta foram decorados durante atividades na aula de artes. Na aula de matemática, os alunos podem fazer contas, como por exemplo, quanto de renda mensal a horta geraria, fazer contas sobre os custos, contas sobre as vendas, etc”, explica Juliano.
O professor Juliano destaca seis benefícios de cultivar uma horta orgânica: economia, embelezamento da casa, alimentação saudável, melhoria na qualidade do ar, combate ao estresse e ferramenta de educação ambiental.
Gostaria de ter uma horta em sua casa? Clique aqui e veja o passo a passo!
Tweet