Navegue
Divulgue um projeto

Conhece algum projeto legal como foco no meio ambiente? Envie pra gente!

Fórum reúne conselheiros para formação sobre questões ambientais

21 de setembro de 2017

Birigui recebeu na quarta-feira, (20/9), o 6º Fórum dos Conselhos Municipais de Meio Ambiente do Baixo Tietê. O evento fez parte da agenda de eventos em comemoração ao Dia da Árvore, comemorado em 21 de setembro e do Dia do Rio Tietê, celebrado no dia 22. Ele aconteceu no auditório da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Birigui (Assenab) e Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea).

A coordenadora da Câmara Técnica de Turismo e Educação Ambiental do Comitê da Bacia Hidrográfica do Baixo Tietê, Eliza Parra, explica que o objetivo foi fortalecer os conselhos e formar os conselheiros de meio ambiente. Os temas abordados foram relacionados aos aspectos ambientais da bacia e explicações sobre os objetivos de um conselho. “Os principais problemas enfrentados são com relação a descarte de resíduos, de arborização urbana,  cortes de árvores sem autorização, podas drásticas e queimadas. A falta de conhecimento leva à negligência, às vezes um munícipe coloca fogo em seu quintal e nem tem informação de que esse ato é crime ambiental e que está prejudicando o meio ambiente. Também não conhece a legislação do município ou a responsabilidade que ele tem como cidadão”, explicou Eliza.

O Prefeito de Birigui, Cristiano Salmeirão, participou da abertura e ressaltou sobre a importância do encontro. “O fórum é importante para a troca de ideias e de experiências que deram certo. Que possamos com ele aplicar mais boas práticas no município”, disse Salmeirão. Na abertura também teve uma apresentação de dança com as crianças que integram o programa social Arte de Crescer, da Prefeitura de Birigui.

O Sindicato das Indústrias do Calçado e Vestuário de Birigui (Sinbi) faz parte do conselho, que possui representantes de 42 municípios da região. O Comitê surgiu em 1994, em Assembleia realizada em Penápolis, sendo o segundo Comitê a ser criado no Estado de São Paulo, em atenção à demanda da sociedade civil.



PARCEIROS

Tem alguma sugestão?

O EcoSinbi é um projeto do Sindicato das Industrias do Calçado e Vestuário de Birigui.