Birigui recebeu na quarta-feira, (20/9), o 6º Fórum dos Conselhos Municipais de Meio Ambiente do Baixo Tietê. O evento fez parte da agenda de eventos em comemoração ao Dia da Árvore, comemorado em 21 de setembro e do Dia do Rio Tietê, celebrado no dia 22. Ele aconteceu no auditório da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Birigui (Assenab) e Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea).
A coordenadora da Câmara Técnica de Turismo e Educação Ambiental do Comitê da Bacia Hidrográfica do Baixo Tietê, Eliza Parra, explica que o objetivo foi fortalecer os conselhos e formar os conselheiros de meio ambiente. Os temas abordados foram relacionados aos aspectos ambientais da bacia e explicações sobre os objetivos de um conselho. “Os principais problemas enfrentados são com relação a descarte de resíduos, de arborização urbana, cortes de árvores sem autorização, podas drásticas e queimadas. A falta de conhecimento leva à negligência, às vezes um munícipe coloca fogo em seu quintal e nem tem informação de que esse ato é crime ambiental e que está prejudicando o meio ambiente. Também não conhece a legislação do município ou a responsabilidade que ele tem como cidadão”, explicou Eliza.
O Prefeito de Birigui, Cristiano Salmeirão, participou da abertura e ressaltou sobre a importância do encontro. “O fórum é importante para a troca de ideias e de experiências que deram certo. Que possamos com ele aplicar mais boas práticas no município”, disse Salmeirão. Na abertura também teve uma apresentação de dança com as crianças que integram o programa social Arte de Crescer, da Prefeitura de Birigui.
O Sindicato das Indústrias do Calçado e Vestuário de Birigui (Sinbi) faz parte do conselho, que possui representantes de 42 municípios da região. O Comitê surgiu em 1994, em Assembleia realizada em Penápolis, sendo o segundo Comitê a ser criado no Estado de São Paulo, em atenção à demanda da sociedade civil.