A Fiveltec é uma empresa de Birigui, do setor de componentes, que produz acessórios em metais e plásticos. Referência no segmento e fornecedora para grandes marcas, ela também é uma das parceiras do Ecosinbi, atuando na manutenção do projeto em suas diversas ações. Além disso, possui uma prática extremamente importante para os dias atuais, o reuso de água. Para isso, a empresa investiu num sistema de tratamento de efluentes.
Por que e como eles reutilizam a água
A Fiveltec trabalha com a galvanoplastia, que é uma técnica que proporciona um revestimento metálico em peças decorativas de calçados, confecções, roupas íntimas, entre outros.
Nesse processo galvânico é necessário a utilização de água para lavagem das peças. Por isso, a Fiveltec investiu num sistema de recuperação da água utilizada nesse processo industrial. Sendo assim, após o uso, a água vai para um equipamento que realiza a filtragem, num sistema de troca iônica, e fica em condições de ser utilizada novamente no processo industrial.
“Ao invés de ficarmos toda hora consumindo a água do sistema público, utilizamos a mesma água que está dentro da empresa. Isso evita o descarte, o que chamamos de utilização de água em circuito fechado. O benefício é que a empresa deixa de utilizar um grande volume do recurso, consequentemente deixa de desperdiçar água da natureza, obtém economia financeira, além de evitar poluir o meio ambiente”, explica Anderson Pontes Junior, diretor comercial da empresa.
Ele também explica, que antes, a água passava por uma processo de tratamento para correção do PH e era descartada. Agora, com o sistema, possibilita uma economia de 3.000 litros de água por mês.
A estação de tratamento existe há 10 anos na empresa de Birigui. Recentemente, a Fiveltec inaugurou uma unidade fabril em Maracanaú, Ceará, onde também contemplou uma estação de tratamento.
Tweet