Navegue
Divulgue um projeto

Conhece algum projeto legal como foco no meio ambiente? Envie pra gente!

Energia Eólica será segunda maior fonte no Brasil em 2019

22 de agosto de 2018

Os dados apresentados em junho pela Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEEólica) mostram que, no ano que vem, a energia produzida a partir da força do vento deve ser a segunda maior fonte brasileira – 8,5% -, ficando atrás somente da hidrelétrica e superando a produção conjunta das termelétricas e usinas de biomassa.

Só para você ter uma ideia da capacidade de produção, a energia eólica já abastece cerca de 22 milhões de residências por mês no Brasil, com algo em torno de 13 GW de capacidade instalada. São mais de 520 parques eólicos no país, 80% deles na região nordeste.

No ano passado, houve um crescimento no setor eólico de 26,2%, em comparação ao ano anterior, e investimento de R$ 11,4 bilhões. Isso representou que 67 milhões de pessoas receberam em suas casas energia limpa e sustentável. Cálculos da associação apontam que o total de emissões evitadas pela produção eólica foi de 20,97 milhões de toneladas de CO2, o equivalente à emissão anual de cerca de 16 milhões de automóveis – pouco menos do que a frota total de veículos do estado de São Paulo.

De acordo com a entidade, até 2023, serão instalados mais 4,7 GW e construídos 200 novos parques eólicos, levando o setor à marca de 17,8 GW, considerando apenas leilões já realizados e contratos firmados no mercado livre. Com novos leilões, este número poderá ser maior.

Fonte Conexão Planeta



PARCEIROS

Tem alguma sugestão?

O EcoSinbi é um projeto do Sindicato das Industrias do Calçado e Vestuário de Birigui.