Quem utiliza redes sociais sabe que, constantemente, é comum se deparar com desafios que levam os internautas a interagirem, ainda mais, entre eles. E o mais recente deles, de certa forma, saiu do universo digital e entrou para a vida real. Trata-se do #TrashtagChallenge, que virou #DesafiodoLixo no Brasil e estimula as pessoas a recolherem o lixo de espaços públicos de sua cidade e mostrarem o resultado.
Milhares de pessoas têm mostrado, por meio de fotos de antes e depois da limpeza, o resultado do trabalho. O surgimento do desafio tem várias versões e, uma delas, é que o convite teria sido feito por meio de um post no Facebook do americano Byron Román, que dizia: “Aqui está um novo #desafio para todos os adolescentes entediados. Tire uma foto de um lugar que precisa de limpeza ou manutenção e depois se você tiver feito algo, mostre a foto dele e compartilhe”.
A iniciativa tem ajudado a mudar o cenário em praias, parques e estradas e também a conscientizar sobre a quantidade de lixo plástico que produzimos. Nas redes sociais, imagens de ações realizadas por participantes começaram a se espalhar.
“Tirar o plástico do meio ambiente é importante”, disse Mark Butler, diretor de políticas do Centro Canadense de Ação Ecológica (EAC, da sigla em inglês), ao jornal Star de Halifax.
“Mas nós precisamos fazer mais do que apenas ir atrás de quem está jogando esse lixo e mais do que limpar essas áreas. Nós precisamos fechar a torneira do plástico”, disse ele, se referindo à produção desse tipo de resíduo e acrescentando que espera que a campanha leve a mudanças fundamentais sobre plásticos descartáveis, por exemplo.
“Existe a hierarquia dos resíduos, que é recusar, reduzir, reutilizar, reciclar. Se nós não fizermos isso, tudo o que vai nos restar é ficar recolhendo o lixo sem parar.”
E aí? Que tal aceitar esse desafio?
Com informações BBC News.
Tweet