“A Coming vê o CSCB como um grande avanço nacional e internacional do segmento. As empresas que conquistarem esta certificação terão um significativo diferencial no mercado”. Esta é a avaliação de Márcio Bittar, diretor do curtume Coming, sobre a Certificação de Sustentabilidade do Couro Brasileiro (CSCB), programa no qual a empresa ingressou recentemente e que é promovido pelo Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB). Agora, a Coming começa a trabalhar os 173 indicadores do programa, em critérios como consumo de água e energia, substâncias restritas, desempenho produtivo, gerenciamento de resíduos e relação com colaboradores. O CSCB tem o apoio do Brazilian Leather, projeto de estímulo às exportações de couros e peles brasileiras desenvolvido pelo CICB em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).
Instalada em Goiás, a empresa tem mais de 30 anos de história e expõe seus couros nas principais feiras mundiais do setor, cujos públicos têm foco bastante claro no tema sustentabilidade. Com a implementação dos requisitos destacados pelo CSCB, a Coming pretende aprimorar seus indicadores de desempenho, promover o crescimento profissional e social de seus colaboradores e associar os três pilares da sustentabilidade com as atividades que já integram a organização. “Queremos divulgar de forma clara às partes interessadas nosso trabalho e comparar nossa performance com o benchmarking que o programa oferece”, pontua Márcio.
Para chegar à certificação, cada curtume precisa passar por uma etapa de consultoria, em que são trabalhados os 173 indicadores elaborados a partir de uma Comissão de Estudos Especial criada no âmbito da ABNT. A partir daí, a empresa pode solicitar auditoria de um organismo acreditado pelo Inmetro para a cerificação. Há quatro níveis do selo: Bronze (para quem atender até 50% dos indicadores aplicáveis de cada uma das quatro dimensões da certificação), Prata (75%), Ouro (90%) e Diamante (100%).
Sobre o Brazilian Leather – Projeto setorial de internacionalização do couro brasileiro, o Brazilian Leather é conduzido pelo Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB) em parceria com a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos). Várias são as estratégias de consolidação do produto nacional em mercados estrangeiros – incentivo à participação de curtumes nas principais feiras mundiais ligadas ao ramo e missões empresariais focadas ao estreitamento de relações entre fornecedores brasileiros e compradores de outros países são algumas delas. Mais informações em www.brazilianleather.com.br
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