Navegue
Divulgue um projeto

Conhece algum projeto legal como foco no meio ambiente? Envie pra gente!

Conheça os planos para o meio ambiente de Birigui

7 de fevereiro de 2017

Em busca de manter a comunidade atualizada sobre os assuntos relacionados à sustentabilidade , o Ecosinbi entrevistou o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentado de Birigui, Juliano Salomão.

Por se tratar de um polo industrial, o município possui grandes desafios na área. Para  Salomão, inicialmente o trabalho da prefeitura estará focado em regularizar as áreas de saneamento ambiental, como por exemplo, os aterros sanitário e de entulho, além da estação de tratamento de esgoto. Segundo o secretário, trata-se de áreas com sérios problemas e que interferem diretamente na qualidade de vida da população.

“A Secretaria de Meio Ambiente está planejando implantar os Ecopontos e um programa de arborização urbana e a coleta seletiva. Além disso, fomentar uma cooperativa de reciclagem e uma usina de reciclagem do resíduo da construção civil. Faremos uma gestão efetiva nas áreas verdes do município, estabeleceremos diálogo permanente junto às demais secretarias municipais e reestruturaremos o Conselho Municipal de Meio Ambiente, inclusive com a criação do Fundo Municipal de Meio Ambiente”, descreveu Salomão.

Com relação à indústria, a atual gestão municipal quer fomentar a construção de um aterro industrial privado, com o objetivo de tornar o setor mais competitivo.  Atualmente, as empresas possuem um custo alto com a destinação ambientalmente adequada do resíduo industrial.

Desafios

Salomão, que antes de assumir a secretaria atuava na área de educação, acredita que é fundamental a implantação de um programa de educação ambiental que atenda a todos os setores do município: indústria, trabalhadores, comércio, sindicatos, associações, igrejas, escolas, inclusive o setor público.

Ocasionalmente, Birigui é foco de notícias na mídia, por causa de despejo de lixo industrial irregular.  Para o secretário, esse é um problema crônico e muito grave. “As secretarias precisam estreitar o diálogo com os geradores de resíduo industrial, melhorar a fiscalização e orientar com relação ao dano ambiental e de saúde pública que o descarte irregular gera para o nosso município”, explicou.

Prevenção

Combater o mosquito aedes aegypti é uma preocupação constante em nossa região. Para combater o problema, a prefeitura de Birigui pretende em breve, fazer uma reunião para definir como será este trabalho. No ano passado, várias ações eram estruturadas pelo Comitê de Combate ao Aedes Aegypti, no qual o Sinbi faz parte.

 



PARCEIROS

Tem alguma sugestão?

O EcoSinbi é um projeto do Sindicato das Industrias do Calçado e Vestuário de Birigui.