Um dos propósitos do projeto Ecosinbi é divulgar práticas sustentáveis desenvolvidas pelas indústrias de Birigui. Uma das empresas do polo que incentiva os colaboradores a pensar num mundo mais sustentável é a Sameka. Segundo o gerente industrial da empresa, José Fernando Garcia, tudo começou com o intuito de proporcionar mais conforto, principalmente, na realização da ginástica laboral diária. Para ele, o resultado não dá para ser mensurado em números, mas em satisfação e motivação dos colaboradores. “Quando fazíamos a ginástica dentro da empresa, não atingíamos 50% das pessoas. Hoje praticamente 100% da equipe participa. Se tornou mais agradável, num lugar bonito e bacana”, destaca.
Outro motivo foi a busca por bem-estar. “O projeto existe há um ano. Existia um espaço atrás da empresa disponível e sentíamos a necessidade de usar como área de descanso para as pessoas que trabalham na empresa e não têm como ir para casa no horário do almoço. São 60 colaboradores envolvidos. Eles plantam as mudas nas horas vagas”, explica Garcia. A área já possui 21 árvores da espécie pata-de-vaca. Eles também pretendem acrescentar espécies frutíferas.
Outra iniciativa verde da empresa foi criar uma horta. A ideia surgiu porque existe um projeto interno que incentiva a alimentação saudável. Porém, com a correria do dia a dia, os participantes percebiam que se tornava difícil, por exemplo, consumir saladas, principalmente aqueles que não voltam para casa na hora da refeição. Foi assim que surgiu a iniciativa de usarem outro espaço, dessa vez, para o cultivo de verduras. Atualmente, a horta não atende 100% da demanda, mas cresce a cada dia. Os colaboradores plantam e colhem para o próprio consumo, variedades como couve, alface, tomate, rabanete, pepino e rúcula.
Qualquer empresa da região pode divulgar suas práticas sustentáveis, projetos voltados para o meio ambiente ou sugerir assuntos para as próximas matérias do Ecosinbi. Basta enviar um e-mail com as informações de contato para imprensa@sindicato.org.br.
Tweet