Em setembro de 2016, o presidente da República, Michel Temer, ratificou o Acordo de Paris e colocou o País à frente da mobilização pelo acordo global, que pretende refletir sobre mudanças climáticas.
O Brasil foi um dos primeiros países a confirmar participação no Acordo de Paris e, desde então, a atuação do país no segmento é considerada referência em debates internacionais.
O acordo entrou em vigor no início de novembro e é um programa com mais de 190 países que visa apresentar as mudanças climáticas que têm afetado o mundo.
O governo federal está atento à situação e também marcou presença na Conferência das Partes sobre Mudança do Clima dois meses após o Acordo.
O objetivo do Brasil é cortar as emissões de carbono em 37% até 2025 e para alcançar essa meta o país terá de aumentar a participação de fontes renováveis na matriz energética e recuperar e reflorestar áreas desmatadas. O Brasil ainda se comprometeu a zerar o desmatamento da Amazônia Legal e a restaurar 12 milhões de hectares de florestas até 2030.
Outra medida de preservação é o combate às queimadas, além de reintroduzir animais ao seu habitat natural e plano de redução de danos à natureza.
Fonte: Portal Brasil – Meio Ambiente
Tweet