Prática não autorizada, a capina química é um procedimento que consiste na utilização de produtos químicos para combate de plantas consideradas danosas. Não há um aparo legal para a utilização destes produtos, pois contém uso indiscriminado de substancias tóxicas, ocasionando efeitos nocivos para a saúde das pessoas e para o meio ambiente.
Em desacordo com a legislação no Brasil, este uso tem sido realizado por consequência da desinformação e ilegalidade no comércio. Os produtos agrotóxicos herbicidas não são autorizados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (anvisa) para o meio urbano e periurbano das cidades.
Por que a Anvisa proibiu?
É importante lembrar que os efeitos variam, podendo provocar malefícios ao corpo humano. Por se assemelhar a certos hormônios, ele leva a desregulação do organismo, ao envenenamento das pessoas e do meio ambiente.
As crianças são mais vulneráveis e sujeitas às intoxicações por possuir menos massa corporal e pela maior exposição quando se utilizam dos espaços públicos para brincar. Os idosos, mulheres grávidas e pessoas doentes também estão bastante propensas a se intoxicarem com a frequente exposição ao agrotóxico em lugares públicos.
Apesar do trabalhador estar com equipamentos de proteção individual em áreas urbanas, outras pessoas como, moradores e transeuntes, poderão ter contato com o agrotóxico sem que estejam devidamente protegidos.
Os herbicidas também são tóxicos para seres aquáticos, micro-organismos do solo, minhocas, aves, abelhas, anfíbios, répteis e mamíferos, que podem ser intoxicados pela ingestão de água e alimentos contaminados. Além disso, em situação de chuva, dado escoamento superficial da água, pode ocorrer a formação de poças e retenção de água com elevadas concentrações do produto, criando uma fonte potencial de risco de exposição para quem vive entorno.
Informações: Secretaria de Estado da Saúde
Tweet