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Saiba como ter uma gestão sustentável na escola

29 de julho de 2019

Muito tem se falado, nas mídias em geral, sobre sustentabilidade. Nosso planeta quase chega ao seu esgotamento, seja pela ganância do ser humano ao explorar os recursos naturais (renováveis e não renováveis) ou pela forma como se utiliza deles. Uma das maneiras de lidar com essa questão, sem dúvida, passa pela educação dos cidadãos. A gestão sustentável na escola é uma prática fundamental para a instituição que busca desenvolver consciência ambiental em seus alunos. E é nesse ambiente, no qual tem início a educação formal, que as crianças e os jovens aprendem pela prática e pelo exemplo o que são medidas sustentáveis.

Uma escola sustentável não é só aquela que ensina o aluno a refletir e a cuidar do meio ambiente; é, principalmente, aquela que pratica o que está sendo estudado ao tomar atitudes em prol de uma mentalidade diferenciada, visando ao bem-estar social.

Por meio de projetos que envolvam toda a comunidade — docentes e discentes, famílias, gestores e funcionários — a escola pode e deve ser precursora no desenvolvimento de práticas sustentáveis.

Continue a leitura e veja que benefícios a escola pode obter adotando uma gestão sustentável e algumas sugestões para a aplicação desse projeto.

 

Por que desenvolver uma gestão sustentável na escola?

As instituições de ensino que são referências na área prezam pela responsabilidade em serem referências não só para seus alunos, mas, também, para a sociedade em geral. Implantar uma gestão sustentável é um dos passos mais importantes para contribuir com a construção de um mundo mais equilibrado, em que não haja escassez de recursos.

Manter uma imagem positiva perante a comunidade também é uma vantagem da adoção desse tipo de projeto. Se a escola obtiver a Certificação ISO 14001 — internacionalmente reconhecida e adotada por indústrias e empresas, além de instituições escolares —, ela demonstra para a sociedade que está alinhada com a sustentabilidade, tanto em ações teóricas quanto em práticas cotidianas do ambiente escolar.

Para receber essa certificação, a instituição precisa desenvolver um projeto de gestão ambiental, documentá-lo, executar as ações previstas, visando sempre obter melhorias. Os resultados do projeto devem ser continuamente analisados e adequados ao período.

 

Promova o engajamento da comunidade

Em seguida, na instituição podem ser valorizadas relações mais democráticas e participativas, sem descuidar, é claro, do ensino, por meio de um currículo que estimule uma visão global de educação, valorizando o engajamento individual e coletivo na transformação da sociedade.

Como já dito, a comunidade se engajará mais nas ações se for ouvida e puder opinar sobre as melhorias. Os alunos querem a instalação de mesas e cadeiras na cantina? É possível construir um ambiente com os materiais recolhidos? Se não, comprar itens usados, mas em bom estado, atenderia à demanda?

Todas essas questões devem ser tratadas em conjunto, e todas as instâncias devem ser ouvidas.

É importante que a direção e a coordenação se empenhem em demonstrar ações individuais, de modo coerente com o que propõe o projeto. De que adianta o diretor fazer um enorme discurso sobre economia de energia e manter acesa a iluminação da quadra quando não está em uso? São atitudes simples, mas que impactam a percepção que os alunos têm do projeto.

 

FONTE: Portal Escola de Inteligência – Educação Social



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