Navegue
Divulgue um projeto

Conhece algum projeto legal como foco no meio ambiente? Envie pra gente!

Meio ambiente na escola: como trabalhar esse tema

27 de agosto de 2019

Falar sobre meio ambiente na escola é necessário. É na escola que os alunos começam a entender o funcionamento do mundo à sua volta e desenvolvem uma consciência ambiental.

O assunto começou a ganhar mais notoriedade em 1972, quando foi criado o Dia Mundial do Meio Ambiente. A partir daí, as autoridades mundiais começaram a procurar medidas que diminuíssem os danos causados pelo estilo de vida humano.

Mesmo após muitos anos de conscientização, falar sobre os problemas gerados no meio ambiente é fundamental.

A poluição do ar, a poluição sonora, o descarte de lixo e esgoto nos rios e mares, o desmatamento e a extinção de animais são problemas que não regrediram com o passar dos anos.

Falar sobre o meio ambiente nas escolas é uma boa maneira de garantir que as próximas gerações aprendam a importância de cuidar diariamente do planeta e de reduzir os danos das nossas rotinas de consumo e produção.

Mostre para seus alunos a importância do descarte consciente do lixo

A maior parte dos problemas ecológicos tem origem no descarte inadequado do lixo. Quando descartamos de forma errada, o lixo não é reaproveitado e acaba indo para lugares onde acaba causando inúmeros problemas ao meio ambiente.

Nós presenciamos na sociedade várias situações causadas pelo descarte indevido do lixo, como enchentes, rios e mares poluídos, morte da vida marinha, ruas sujas etc.

É importante mostrar para as crianças como isso é prejudicial à sociedade como um todo e apresentar a maneira correta de lidar com o lixo, para que elas não repitam o que presenciam diariamente.

Plante árvores com seus alunos

Muitas crianças não conhecem o processo que uma planta leva até crescer e produzir frutos. Nas escolas, elas aprendem a teoria, mas a prática acaba sendo esquecida.

Uma boa ideia para fazer com que os alunos entendam os processos da agricultura, é possibilitar que eles mesmos plantem suas próprias árvores e acompanhem o crescimento delas.

Dessa forma, os professores podem passar conteúdos direcionados à cada etapa do crescimento da árvore. Aproveite para explicar sobre solo, irrigação, caule, folhas, frutos, fotossíntese e muitos outros assuntos que envolvem esse tema.

Ao final do aprendizado, os alunos podem levar suas plantações para casa, como uma forma de incentivo à essa prática no lar.

FONTE: Portal W Pensar



PARCEIROS

Tem alguma sugestão?

O EcoSinbi é um projeto do Sindicato das Industrias do Calçado e Vestuário de Birigui.